sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

INFORMAÇÕES: SERRA NEGRA DO NORTE

Sua Fundação
Em 03 de Agosto de 1874, pela Lei Municipal nº 688, Serra Negra do Norte desmembrou-se de Caicó e tornou-se município do Rio Grande do Norte, sendo instalado no dia 21 de maio do ano seguinte; e, finalmente, adquiriu foro de cidade em 29 de março de 1938, pelo Decreto nº 458.

Serra Negra do Norte, cidade rodeada por serras, banhada pelo Rio Espinharas, com uma extensão territorial de 518 km2,, equivalente a 0,98% da superfície estadual, conforme a divisão territorial do Brasil, e está localizado na Mesorregião Central Potiguar, inserida na Microrregião do Seridó Ocidental.

Localização
Localiza-se a uma altura de 167 metros acima do nível do mar, situando-se a uma posição geográfica determinada pelo paralelo de 6º 39´56” de Latitude Sul e 37º23`50” de Longitude Oeste. A distância em relação à capital é de 323 km rodoviário e 254 km em linha reta.

Limites Geográficos
Os limites geográficos do município são:

Ao Norte com o município de Jardim de Piranhas;
Ao Sul com os municípios de São João do Sabugi e com o Estado da Paraíba;
Ao Leste com os municípios de Timbaúba dos Batistas e Caicó;
A Oeste com o Estado da Paraíba.
Geografia
Possui cerca de 7.543 habitantes, calculando-se em média proporcionalmente 60% localizado na Zona Rural e 40% na Zona Urbana. Faz parte da Zona de Caicó, na microrregião do Seridó Ocidental. Faz fronteira com 06 cidades dessa microrregião, e ainda com o estado da Paraíba, tornando-se uma região estratégica para o escoamento de mercadorias e produtos.

O homem do campo sofreu muito com as secas, que castigavam as famílias com a falta d´água. Todavia, a recente implantação de 09 (nove) barragens ao longo do leito do Rio Espinharas, entre elas a Barragem Dinamarca, responsável pelo abastecimento da cidade, trouxeram ao homem do campo a condição de plantar e colher, sendo a cidade que na região do Seridó, vem destacando-se pela cultura do feijão verde, sendo exportado para CEASA de Campina Grande/PB, grande centro urbano do estado paraibano.

Entretanto, o desenvolvimento não parou por ai. Antigamente, as opções de empregos estavam restritas às atividades agropecuárias. Hoje em dia, destaca-se na área econômica, o setor industrial, com fábricas de chapéus, bonelarias, moda praia, tapeçarias e sandalharias, constituindo-se numa das principais atividades econômicas da região, sendo também seus produtos exportados para várias regiões do país sem falar no belíssimo artesanato local com bastante aceitação no mercado.

Turismo
Não podemos esquecer que Serra Negra é de fácil acesso, com vários pontos turísticos que já serviram de temas de estudos acadêmicos, como: a pintura rupestre, a Estação Ecológica do Seridó, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, do ano de 1871, totalmente em estilo Barroco; a Praça Senador Dinarte Mariz, a Queijeira Padrão da Boa Vista, os sítios arqueológicos, a Chácara Nova Vida, considerado o melhor hotel-fazenda da região, tudo isso emoldurado pela exuberante paisagem que a natureza oferece.

Nos aspectos sócio–culturais, Serra Negra se caracteriza pela forte religiosidade de seu povo, devotos de Nossa Senhora do Ó; pela preservação da família e tradições populares e com a construção da Casa de Cultura, o estímulo à cultura deverá ser crescente, expandindo a integração entre todos com a possibilidade de apresentações teatrais, shows culturais e demais eventos.
FONTE - SITE DA PREFEITURA DE SERRA NEGRA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.